top of page

O LIVRO

No seu primeiro dia, Annie apresenta a Mae toda a empresa. Ela conta uma breve história da plataforma chave do Círculo, o TruYou, e dos três idealizadores da empresa, conhecidos como os três Sábios: Ty Gospodinov, Eamon Bailey e Tom Stenton. A noite, há a festa do Solstício, onde em meio a todas as bebidas e músicas, Mae conhece Francis, um rapaz desajeitado socialmente mas que logo desperta o interesse dela.

Logo após a contratação de Mae, o Círculo lança o SeeChange. Esta consiste em uma pequena câmera, imperceptível e de baixo custo, fácil instalação e acesso. A proposta é integrar todos os lugares do mundo e os fazer conhecidos, implantando a política de transparência e transmitindo todo o dia de alguém ou em algum lugar. 

Mae passa o final de semana em casa, com seus pais. Na volta, anda de caiaque, assim como Mercer, seu ex-namorado e agora amigo, havia lhe ensinado. Nesse momento, reflete sobre a situação de seu pai e como se sentia incapaz de ajudá-lo. Ao retornar ao Círculo, mesmo com um dia cheio, aceita o convite de Francis para almoçar, iniciando encontros regulares até começarem a se relacionar.

Gif disponível em cinemania.elmundo.es.

O livro é dividido em três partes dentro do próprio exemplar. A primeira se relaciona com a entrada e integração de Mae ao Círculo. O segundo demonstra a grande interação dela, como membro efetivo e participante. A última, que possui apenas quatro páginas, mostra os sentimentos de Mae após os fatos ocorridos no Livro II.

LIVRO I

Mae Holland é uma jovem de 24 anos, recém-formada em psicologia pela universidade de Carleton. O livro começa com sua chegada ao Círculo, a grande empresa de tecnologia e comunicação localizada na Califórnia, nos Estados Unidos. Assim que se formou, Mae teve que voltar para sua cidade natal para ser apenas uma funcionária pública desgostosa com a vida profissional.

Nas primeiras páginas, somos apresentados à Annie, melhor amiga de Mae e antiga colega de faculdade. Ela se formou com honras e concluiu seu MBA em Stanford, o que fez com que, aos olhos de Mae e seus pais, Annie se tornasse uma espécie de inspiração. Trabalhando em uma empresa pública de telecomunicações, Mae fica empolgada ao saber que sua amiga conseguiu uma entrevista de emprego para ela n’O Círculo, uma enorme empresa localizada no Vale do Silício - lar de todas as invenções tecnológicas que mudaram a era da informação digital. Annie faz parte da denominada Gangue dos 40, integrada por pessoas que defendem e tomam posições importantes para o perfeito funcionamento da empresa. Mae rapidamente consegue o emprego, e inicia suas funções em uma ala chamada Experiência do Cliente, similar ao que fazia antes, porém rodeada das mais altas tecnologias já criadas. Sua tarefa era basicamente responder dúvidas de pequenos comerciantes que usam os serviços da empresa. Para ela, esse emprego seria a solução para sanar suas dívidas estudantis e ajudar o pai, que sofre de esclerose múltipla, e a mãe, responsável por cuidar dele. E assim dá início a sua jornada digital em demonstrar ser capaz de estar ali.

Na parte da tarde daquela segunda-feira, Mae conhece Kalden, um rapaz muito curioso e um pouco inconveniente que acompanha alguns momentos do seu trabalho. Este homem enigmático faz com que a personagem se sinta completamente atraída, mesmo sem saber ao menos seu sobrenome. Em toda a primeira parte, Kalden aparece em, no máximo, três vezes, e mal deixa pistas sobre quem realmente é dentro da empresa. Entretanto, este demonstra ser desconfiado com várias decisões d’O Círculo com relação a transparência imposta, e sobre o uso de informações sem nenhum limite.

Por estar focada em sua vida profissional, Mae é abordada por não se integrar nas redes sociais do Círculo e sobre não passar o seu tempo livre nas instalações da empresa. Gina justifica a importância dessa integração porque “comunidade e comunicação provém da mesma raiz lexical” (p. 106). Então, apresenta a função de todas as telas que ficam a frente de Mae diariamente. Assim, ela começa a se envolver mais, deixando de ir visitar sua casa e passando a se sentir cada vez mais integrada àquele mundo.

Mae se torna tão parte da empresa que começa a incomodar Mercer, um verdadeiro tecnófobo que não se integra à vida em rede. Eles discutem e Mercer aproveita para demonstrar todo o seu repúdio pela forma como o Círculo diz que deve ser a vida. Para ele, não é necessário que tudo seja compartilhado na rede, e que muitas ocasiões pedem apenas que sejam apreciadas, e não registradas ou postadas.

Chegando ao fim da parte I, a personagem principal age de maneira errada, quase criminosa, que coloca em risco sua vida e sua integridade. Isso acontece por Mae estar cercada de câmeras SeeChange, sem que tivesse o conhecimento. A partir desse acontecimento, Mae é convidada a reunir com seu superior, e logo em seguida com Eamon Bailey, um dos chefes d’O Círculo. Bailey lhe explica que sua falha foi grave. Entretanto, por não ter havido maiores consequências, poderia ser utilizada como exemplo aos cidadãos de dentro e fora d’O Círculo, a fim de lhes mostrar o que deve ou não ser feito.

Ao fim da primeira parte, Mae aceita participar de uma experiência da empresa. Ela se coloca a disposição para ser completamente transparente diante de câmeras, mas em nenhum momento enxerga a ação como uma punição por seus atos anteriores. Para ela, compartilhar todos os seus momentos, além de demonstrar sua honestidade, daria a várias pessoas o acesso de informações sem sequer sair de casa.  Na última página, ao tempo em que se inicia o relato da experiência narrada na parte II, são apresentadas as três citações principais de todo esse processo: Segredos são mentiras. Compartilhar é cuidar. Privacidade é roubo.

Gif disponível em Tumblr.com

Imagem disponível no site momentumsaga.com

LIVRO II e III

Mae Holland começa a experiência com o SeeChange e passa a mostrar aos seus expectadores como é a vida no Círculo e a sua própria vida particular. Durante esses dias, pessoas do mundo todo passam a conhecer mais perto os projetos e novos programas que estão sendo desenvolvidos na empresa. Um deles, chamado Demoxie, foi pensado em grande parte por Mae. Ele pretende tornar obrigatório a criação de uma conta no Círculo para todos os cidadãos dos Estados Unidos com idade de voto, para que os serviços feitos pelo governo sejam feitos através da plataforma, inclusive votar.

No meio disso tudo, Mercer, Kalden e os pais de Mae começam a desconfiar de todo o sistema de transparência existente na empresa e pedem ajuda a ela para que tente parar o avanço do Círculo. Acompanhado dos quatro, Annie também começa a se incomodar com o Círculo. Depois de participar de um outro programa novo, o PastPerfect, que revela inúmeras coisas sobre sua família, Annie entra em desespero e pede ajuda á sua amiga, mas não consegue o resultado que esperava.

Gif disponível em La Mission Movie Gif

Já no final do livro, o programa SoulSearch é apresentado. Este consegue localizar em tempo real qualquer pessoa no mundo, com menos de vinte minutos de busca. Em uma experiência durante a apresentação, Mae consegue localizar Mercer, que tinha se mudado para não ser encontrado pelas ferramentas tecnológicas. Quando é encontrado pelo programa, uma perseguição se inicia e, durante a fuga, Mercer morre ao cair de uma ponte.

O livro entra em sua reta final quando Ty é formalmente apresentado à Mae. Contudo, o famoso Ty é exatamente quem ela conhecia como Kalden. No mesmo dia, Ty marca de se encontrar com Mae escondido, e pede ajuda novamente à ela para parar o Círculo. Mae acredita que ele está errado e conta tudo à Bailey e Stenton, os outros dois Sábios, que tomam providências contra Ty.

No fim, Mae se encontra com Annie, que está em coma devido ao estresse que passara. Assim, o livro termina com Mae tendo a idéia de um novo programa que possa ler o que pessoas em coma estão pensando.

bottom of page