top of page

TRUYOU

O livro O Círculo traz tecnologias inovadoras desenvolvidas pela empresa. O intuito delas se relaciona com a interação entre os usuários, seguindo os lemas “Segredos são mentiras”, “Compartilhar é cuidar” e “Privacidade é Roubo”. Há algumas que são visionárias e, ao mesmo tempo que parecem impossíveis ou distantes, demonstram que cada vez mais a sociedade se encaminha para esse grande nível de interação. Seguindo esta proposta, a obra apresenta o Demoxie, o PastPerfect, SoulSearch e o TruYou.

O Demoxie foi desenvolvido depois que Mae, em uma reunião entre Bailey, Stenton e a Gangue dos 40, deu a ideia de tornar obrigatório que todos os cidadãos em idade de votar se cadastrasse no Círculo. A proposta era uma democracia transparente, fazendo com que as pessoas votassem onde estivessem, havendo a participação de cem por cento da população. O Demoxie envia as perguntas e a pessoa seleciona a sua resposta, de forma simples e rápida, pois “[...] com a participação plena se chega ao conhecimento pleno” (p. 422).

O PastPerfect é uma tecnologia que tem como objetivo “preencher as lacunas da história pessoal e da história geral” (p. 432) das pessoas. A ideia principal é reunir todas as informações necessárias para tornar conhecido tudo o que aconteceu na história de alguém ou de sua família até o presente ou deixar claro os fatos históricos.

O SoulSearch é uma ferramenta de busca capaz de encontrar qualquer fugitivo da justiça no mundo em menos de 20 minutos. Essa tecnologia vem com o objetivo de utilizar da interconexão dos usuários do Círculo para capturar esses criminosos.

Apesar de ser um romance ficcional, fica perceptível a crítica sobre a forma com que a sociedade contemporânea lida com as redes sociais. Assim, foi possível fazer uma relação entre elas, demonstrada no infográfico abaixo:

Arte por Naiara Ashaia

O TruYou é a tecnologia chave do Círculo. Seu sistema operacional inicial foi desenvolvida por Ty Gospodinov, um dos Sábios do Círculo, com o intuito de unir online o que “antes estava separado e bagunçado – perfis de usuários das redes sociais, seus sistemas de pagamento, suas várias senhas, suas contas de e-mail, seus nomes de usuário, preferências, todas as ferramentas e manifestações de interesses” (p. 30).

A proposta é ter “uma conta, uma identidade, uma senha, um sistema de pagamento por pessoa”. Assim, essa tecnologia uniria todas as redes sociais, acesso a bancos e pesquisas em apenas uma plataforma, sob a ideia de que o acesso a internet seria simples e mais eficaz.

bottom of page