top of page

A EXPERIÊNCIA PERISCOPE

A apresentação da mídia resenha aconteceu no dia nove de julho de 2018, no bloco 5S da Universidade Federal de Uberlândia, campus Santa Mônica. Durante a apresentação, o grupo colocou um celular recostado na lousa da sala, como se estivesse carregando. Na verdade, ele estava gravando a sala através do Periscope, um aplicativo independente utilizada pelo Twitter como uma plataforma de vídeo. Ela gravou ao vivo e online toda a apresentação e as reações do público. Durante a gravação, seguidores da conta do Twitter que foi vinculada a plataforma, conseguiram assistir o que acontecia simultaneamente, assim como várias pessoas pelo mundo viram e também comentaram.

Alunos da disciplina de Tecnologias Contemporâneas de Comunicação e Educação assistindo a apresentação da mídia resenha. Imagem da transmissão ao vivo.

Ao fim da apresentação, o grupo revelou que o celular, na verdade, estava sendo usado como uma câmera que estava gravando tudo escondido, o que causou um certo desconforto em quem estava sendo filmado. A transmissão ao vivo foi projetada no datashow da sala para eles verem. Foi mostrado também a quantidade de telespectadores, que ultrapassou 200, e os inúmeros comentários que foram feitos durante a gravação. Depois disso, quem estava sendo filmado passou a ficar mais à vontade com a gravação, inclusive fizeram algumas “cenas” engraçadas.

A proposta era mostrar aos outros alunos da turma que a realidade descrita n'O Círculo está cada vez mais próxima da vivida atualmente. Assim como no SeeChange, mostrou-se ao público que as câmeras podem estar em qualquer lugar, a qualquer momento, gravando todos. E, muitas vezes, não sabemos disso. Mesmo que não estejam ligadas, as câmeras de dispositivos móveis, principalmente de smartphones, gravam sem que sejam notadas.

Número de espectadores da transmissão. Imagem do aplicativo Periscope.

bottom of page